Melhor sistema de Ponto Eletrônico: antes de mais nada, ao escolher um sistema de ponto eletrônico é indispensável verificar se ele atende as exigências do Ministério do Trabalho:

  • Mostrar no relógio em tempo real a hora e os minutos
  • Emitir comprovante exclusivo a cada marcação de ponto do funcionário (toda entrada e saída) efetuada
  • Armazenamento permanente dos dados de registro salvos para que não permita adulterações ou exclusões sem devida justificativa
  • Sistema de porta USB que permita que agentes fiscalizadores do MTE capturem dados de trabalho dos funcionários que foram registrados
  • Sistema que permita a geração de relatórios digitais, no formato definido pela legislação.

A importância dessa escolha tem impacto direto em todos os aspectos nos processos legais relativos á CLT  Afinal de nada adianta escolher um sistema se o respaldo legal dele não existir. Comprovado que está de acordo com a legislação, o próximo passo é analisar o que é melhor para sua empresa.

O ponto eletrônico pode ser dividido basicamente em dois tipos: ponto biométrico ou ponto com cartão. Buscando ilustrar as diferenças entre os dois sistemas, vamos destacar como o registro de ponto é feito em cada um.

Controle de Ponto Biométrico

O ponto é registrado através da leitura da digital do funcionário que é cadastrada no sistema. Como a biometria registra as características únicas de cada pessoa. O mais utilizado é a digital, mas pode ser também com reconhecimento facial ou vocal e escaneamento de íris.

banner-guia-definitivo-ponto-eletronico-controle-de-ponto-02Powered by Rock Convert

Controle de Ponto com Cartão

Através da leitura de um código registrado no crachá, o funcionário aproxima do equipamento e a marcação do horário de trabalho é realizada. Dessa forma, toda vez que o colaborador passa o crachá no sistema de ponto, é identificado suas entradas e saídas. Ambos são funcionais e trazem a empresa a facilidade de controle do ponto de seus funcionários.

Entretanto, devido a fragilidade do uso continuo do crachá e até mesmo do passível esquecimento ou perca do mesmo por parte do funcionário, o sistema por cartão acaba sendo menos eficaz que o biométrico. Outro fator de suma diferença que deve ser  destacado é a  falha de segurança , pois o cartão poderia ser passado para outro colaborador, e qualquer um poderia bater o ponto.

Com base nisso é seguro afirmar que a biometria é o melhor tipo para registro de ponto. Dessa forma traz mais segurança e confiabilidade ao controle da jornada de trabalho de um colaborador. Após perceber qual a melhor escolha, vale a pena listar as soluções que sua utilização traz.

  • Versatilidade: Tanto pode estar instalado em um relógio de ponto, como estar em dispositivos como tablets e smartphones. Dessa forma é permitido que os colaboradores batam o ponto pelo celular, no caso de serviços externos, por exemplo.

  • Facilidade de Utilização: Nenhum recurso externo é necessário para registrar o ponto( senhas ou cartões). Nada mais que o próprio funcionário é necessário para marcar sua presença no trabalho.Nos aplicativos mobile é mais fácil ainda, pois o dispositivo é do funcionário e ainda reduz custos para a empresa.

  • Impedir Fraudes: identifica o ponto através da característica única do colaborador, impossibilitando que outro registre em seu lugar.Capacidade zero de alteração ou exclusão de qualquer registro, depois de marcado o registro está imune a qualquer fraude.

  • Geração de Provas: No temidos processos trabalhistas que são frequentes, esse sistema respalda a empresa diante da justiça do trabalho. A criação e armazenamento de registros confiáveis do ponto dos trabalhadores, respalda a empresa.

  • Mobilidade: No caso do registro biométrico em tablets e smartphones, permite que trabalhos externos sejam registrados pelos funcionários onde estiverem. Isso é possível pela utilização do GPS, criando uma rota dos locais e a rotina confiável de trabalho fora da empresa.

  • Dinamizar o trabalho do RH ou Departamento Pessoal: elimina processos como lançamento de faltas e criação de planilha de horas. A automatização das tarefas nesse sistema torna a rotina de trabalho mais prática. Com isso a produtividade desse departamento cresce. Outro fator importante é a eliminação de erros relacionados ao controle do ponto. Isso garante cálculos mais precisos e melhorias na geração da folha de pagamento.

Em suma, depois de ler tudo isso é possível entender a melhor forma de escolher e as soluções que o sistema biométrico traz para a empresa. Tudo isso garante um melhor custo-benefício e maior produtividade para a cadeia de trabalho.

Principais soluções no mercado

  1. DOK® by Pacto Soluções
    Dok-Ponto-EletronicoDescomplique: tenha um Sistema de Ponto Eletrônico completo e controle Apontamentos e Jornada de Trabalho

    O Sistema de Ponto Eletrônico Dok é a solução sob medida para a sua empresa controlar eletronicamente a frequência dos funcionários, substituindo os processos manuais de apontamento e cálculos, reduzindo as despesas com pessoal e garantindo resultados precisos e corretos.

    Excelente custo-benefício a partir de R$ 150,00/mensais.


  2. Tangerino
    tangerino-controle-de-ponto
    O Tangerino é um controle de ponto digital que possui diversos recursos para melhorar a gestão e controle da sua empresa.Com ele, os gestores conseguem ter as informações em tempo real com muita simplicidade e agilidade.
    É possível ver indicadores de hora extra, atrasos, faltas, dentre outros.

  3. Pontomais
    pontomais-controle-de-pontoO Pontomais é um sistema de ponto eletrônico online e controle de jornada que permite registro de ponto via web, aplicativo, QR Code e Reconhecimento facial.Os colaboradores podem solicitar abonos, ajustes, subir atestados e documentos e acompanhar em tempo real a situação da sua jornada de trabalho, tudo isso sem necessidade de cartão ponto. Os gestores têm acesso aos indicadores em tempo real e economizam ao menos 50% no tempo das rotinas de fechamento de folha ponto.
  4. Tecnoponto
    tecnoponto-controle-de-ponto-eletronicoSoftware para controle de Ponto TECNOPONTO.Software completo com todos os seus modelos e recursos independente do pacote adquirido.Sem limite de CNPJ cadastrados
    Sem limite de equipamentos gerenciados
    Sem limite de colaboradores
    Plataforma 100% web
  5. Ahgora
    ahgora-controle-de-ponto-e-gestao-de-rhAhgora PontoWEBGerenciamento online de ponto eletrônico com armazenamento em nuvem. Todas suas informações seguras e atualizadas em tempo real.
    – Múltiplas escalas e jornadas
    – Integração com sistemas de folha de pagamento de mercado e ERPs via webservice
    – Múltiplas unidades
    – Multi perfis de usuários
  6. Genyo
    genyo-controle-de-pontoO Genyo é um sistema e aplicativo de controle de ponto eletrônico online e offline que registra a jornada de trabalho dos funcionários via web pelo PC ou por celular e tablet Android e iOS.

    Ele coleta informações sobre presença, frequência e pontualidade para entregar métricas de Business Intelligence que auxiliam o gerente de RH em questões 100% estratégicas.


  7. PontoTel
    pontotel-controle-de-pontoO PontoTel fornece os dados corretos para ajudar nas tomadas de decisões.
    Reúna todas as informações que precisa em relatórios completos e precisos: dias trabalhados, número de horas extras, espelhos de ponto, atestados médicos, abonos, banco de horas. As possibilidades são infinitas e você vai finalmente conseguir acompanhar a jornada de trabalho dos seus colaboradores.
  8. QRPoint
    qrpoint-controle-de-ponto
    Descomplique seu RH automatizando seus processos de controle e gestão da jornada de trabalho, conte com integração com todos os ERP’s do mercado, calculo automático de horas extras e demais variáveis, escala e jornada de trabalho, banco de horas, relatório de espelho de ponto, cadastro de colaboradores por local de trabalho, mobilidade e simplicidade no registro da jornada e muito mais.
  9. Registro Ponto

    Um controle de ponto prático e dentro da lei.O Registro Ponto é um software de gestão de ponto que moderniza e facilita as rotinas de gestão de jornada das empresas, trazendo tudo para a nuvem.
    Soluções para registro, gestão, tratamento e fechamento de ponto em um sistema online, fácil de usar e de acordo com as exigências do E-Social.
banner-guia-definitivo-ponto-eletronico-controle-de-pontoPowered by Rock Convert