Ponto Eletrônico Gratuito: inegavelmente o controle de todos os horários da jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa é de suma importância. Afinal esses registros embasam todos os cálculos trabalhistas de remuneração e todas as determinações legais do expediente, além de medir a produtividade de cada colaborador. mas quais são as vantagens e desvantagens em se utilizar um software/sistema gratuito?

Antes de mais nada vale reforçar que a legislação permite que o controle de ponto possa ser: manual, mecânico ou eletrônico. Cada tipo de ponto tem sua relevância e adequação de acordo com a necessidade das empresas. Entretanto a tecnologia dá ao ponto eletrônico maior segurança na hora de registrar a carga horária dos empregados. Dessa forma esse tipo de controle de ponto traz geração de economia, minimiza erros e falsificações e reduz horas extras. Sobretudo traz informações indispensáveis para que os empregadores gerenciem melhor o trabalho e otimizem as tarefas de seus colaboradores.

No momento em que o ponto é registrado, ele resulta em diversas informações com todos os horários dos funcionários.
Assim torna-se necessário o tratamento de ponto onde são realizados os cálculos das horas dos colaboradores, extraindo informações como horas extras, atrasos e faltas. Portanto através do tratamento de ponto, temos garantia da empresa estar sempre com as informações corretas da jornada do trabalhador.

Primeiramente o ideal é perceber a necessidade de um sistema de tratamento o mais eficiente possível. Nessa hora o uso de software tem que acima de tudo facilitar a rotina do controle de jornada.  Sem dúvida a tecnologia é responsável pela maior facilidade das empresas na hora de usar um sistema. Isso pode ser notado em sistema de ponto eletrônico alternativo, que podem ser acessados direto de dispositivos móveis ou computadores.

banner-guia-definitivo-ponto-eletronico-controle-de-ponto-02Powered by Rock Convert

O ponto registrado é responsável pelo resguardo de empregador e empregado. Em seguida sua eficácia traz menores riscos de realização de infrações da legislação e ações trabalhistas. Em virtude de cada organização ter necessidades específicas, é fundamental escolher o software de ponto eletrônico de controle mas adequado à realidade dela.

Para começar a definir qual software é ideal para sua empresa, o recomendando é analisar os existentes no mercado e suas funcionalidades. Isto é com todos os detalhes, identificar os que podem oferecer as opções que melhor atendem as necessidades do seu negócio. Eventualmente para realizar a escolha de um sistema, os fatores orçamentários podem ser os mais decisivos para uma empresa.

Sobretudo no momento da escolha de um sistema grátis, a empresa pensa a curto prazo, visando somente na economia gerada. Existem vários fatores que merecem análise para perceber se vale a pena a utilização dessa versão gratuita.

Vantagens:

  • Sem custos para a empresa;
  • Sem fidelização;
  • Sem taxa de adesão;
  • Quando tem atendimento aos requisitos da portaria 1.510 do MTE  e da portaria 373 do MTE tem garantia legal;
  • Oferece segurança e prevenção de fraudes através de: senhas; verificação de IP; geolocalização; foto e/ou biometria;
  • Atendem em geral as necessidades das pequenas e médias empresas;

Desvantagens:

  • Possibilidade de falta de suporte;
  • Descontinuidade, devido a falta de recursos de investimento em atualizações;
  • Possibilidade de não estar de acordo com as Portarias do MTE, sendo assim ilegal para o âmbito trabalhista;
  • Falhas tanto na marcação como na funcionalidade;
  • Deficiência no armazenamento de dados.

Muito softwares pagos, permitem testes grátis para que de forma limitada a empresa conheça o que fornece. Vale a pena atentar a todas as ferramentas para aprimorar essa relação trabalhista de forma justa e coerente segundo a lei.

Fica a dica de ouro: analise em detalhes o que é melhor para sua empresa e cuidado para o barato ou sem custo não sair caro demais para seu negócio. Em caso de ter mais recursos e segurança nessa tarefa tão importante que é registra o ponto, vale a pena investir no que pode trazer mais respaldo para empregado e empregador.

banner-guia-definitivo-ponto-eletronico-controle-de-pontoPowered by Rock Convert